
Jogos do Eixo Atlântico

A conjugação das valências naturais, culturais, e sobretudo estruturais destas 3 cidades vizinhas, faz delas o cenário ideal para a realização da edição de 2015 dos Jogos do Eixo Atlântico.

Os municípios que compõem a frente Atlântica, dispõem de facto de um parque desportivo bastante amplo, moderno e diversificado, capaz de receber todas as modalidades consagradas no âmbito dos Jogos do Eixo Atlântico tendo inclusive já provado a sua eficácia em 2007 e 2011, com a realização destes jogos pelos municípios de Vila Nova de Gaia e Matosinhos respetivamente.

A contiguidade das 3 cidades, a excelência das acessibilidades e das redes de transportes, e a forte aposta que todas têm feito na prática desportiva nomeadamente junto das camadas mais jovens, permitem desde já antecipar também uma forte adesão de recetividade do público local a esta iniciativa.


O desporto constitui, nos tempos modernos, uma das maiores e mais significativas manifestações sociais dentro de uma comunidade. Às competições desportivas e às suas rivalidades inerentes aliam-se convívios e confraternizações que têm por base princípios como o fair-play e o respeito pelo adversário. Assim, o desporto consegue ser, nos dias de hoje, uma verdadeira escola de vida.

Neste sentido, as cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia têm como missão comum a aposta na formação dos jovens e no desenvolvimento desportivo. Através de experiências como os Jogos do Eixo Atlântico, milhares de crianças e de jovens têm a possibilidade de representar as suas cidades através do desporto.

3 cidades com características diferentes e valências distintas e complementares, unem-se em prol da promoção da prática de atividade física, do desporto e de uma vida menos sedentária e organizamo os Jogos do Eixo Atlântico do presente ano.



|