OUTROS SITES EM DESTAQUE NA RIO
Primeira Página
926 819 010

Matosinhos. Terra de memórias e tradições

Uma magnifica orla costeira, com praias de areia fina, dunas e passadiços, arquitetura contemporânea, espaços verdes, museus, beleza da paisagem e a excelência de uma gastronomia chancelada pela marca “World’s Best Fish”, eis alguns dos inúmeros encantamentos desta terra de Mar, Movimento e Cultura.

O concelho de Matosinhos vai ser, em 2016, Capital da Cultura do Eixo Atlântico, um reconhecimento na aposta que tem feito na área da cultura e da criatividade: Orquestra de jazz de Matosinhos, Quarteto de Cordas, Cine-Teatro Constantino Nery, Galeria Municipal, Siza Vieira são já hoje símbolos de excelência, símbolos de um Portugal maior, um Portugal que atravessou fronteiras e se afirma no contexto mundial.

Matosinhos é um concelho com um ADN invejável. Encanta pelo que tem e oferece, pelo que conta e, sobretudo, pelo que faz acontecer. É história, património, tradição, projecção, mas também é cultura, arte, lazer e demais encantamentos para ver e rever. Um concelho onde a criatividade, a cultura e o mar se interligam em constante movimento.

Oferece uma programação cultural rica baseada na sua história – da lenda de Cayo Carpo, aliada ao Senhor de Matosinhos, aos Hospitalários no Caminho de Santiago, em terras de Leça do Balio, passando pelo Obelisco da Memória, na praia do mesmo nome, que assinala o desembarque de D. Pedro – mas também oferece um património arquitetónico ímpar, que reúne Siza Vieira (marginal de Leça da Palmeira, Piscinas das Marés e da Quinta da Conceição, Casa de Chá da Boa Nova), Souto Moura (marginal de Matosinhos), Fernando Távora (Quinta da Conceição) e Alcino Soutinho (edifício dos Paços do Concelho e Biblioteca Florbela Espanca). 

E pelos caminhos de Matosinhos, há sempre algo mais para desfrutar: o maior “cluster” europeu de restaurantes por metro quadrado, reunindo uma oferta gastronómica sem paralelo.

Venha a pé, pelo sul, junto ao mar, entre na despojada marginal de Souto Moura, olhe a lendária Praia de Matosinhos fervilhante de magia e de símbolos - génese das muitas peregrinações e festas populares. Venha por onde vier, tome-se de amores por Matosinhos.

Notícias

25 Jun 2015

Jogos do Eixo Atlântico trazem 1800 atletas ao Porto, Gaia e Matosinhos

A 11ª edição dos jogos do Eixo Atlântico trazem 1800 atletas com menos de 16 anos às cidades do Porto, de Gaia e de Matosinhos nos próximos dias 5 e 10 de julho. Qualquer pessoa pode assistir às provas. O acesso é gratui

VER MAIS »

16 Jun 2015

Os XI Jogos do Eixo Atlântico apontam para a maior participação da sua história

Pela primeira vez, três cidades, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, acolhem, simultaneamente, esta competição que reunirá, muito provavelmente, o maior número de desportistas da sua história

VER MAIS »

 Copyright © JOGOSDOEIXOATLANTICO2015.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios